Publicado em 20/08/2020
No inverno nosso organismo gasta mais energia para se manter aquecido e com isto sentimos mais fome. Também as baixas temperaturas podem favorecer o aparecimento de gripes e resfriados então, mais do que nunca, precisamos de uma alimentação adequada em quantidade e qualidade para mantermos e também melhorarmos a nossa imunidade.
Eu posso dizer que uma sopa, uma salada, um suco ou chá podem sim conter nutrientes que favoreçam a nossa imunidade.
Mas em primeiro lugar é preciso entender que, não há um alimento que, isoladamente possa cuidar ou potencializar a imunidade. E também dizer que a imunidade não aumenta de um dia para o outro. É preciso ter uma constância de hábitos saudáveis para termos boa imunidade.
Nutrientes como zinco, selênio, magnésio, vitaminas do complexo B, vitaminas A, C e D, além de fitoquímicos são essenciais para nossa imunidade. Estes estão presentes em alimentos.
Muitas vezes as pessoas até querem vitaminas e minerais em cápsulas, como se fosse uma fórmula mágica, e nem sempre valorizam tanto outros aspectos importantes. Porém o que funciona é um estilo de vida saudável do qual a alimentação, não só faz parte, como tem um papel fundamental.
Nutrientes
- Zinco: está presente em carne leite, ovos, castanhas, cacau.
- Vitamina C: presente em frutas como laranja, acerola, goiaba, kiwi. Em verduras e legumes como couve-flor, brócolis e folhas verdes.
- Vitamina A: presente na gema de ovo, peixes e em alimentos mais amarelados como a cenoura e abóbora.
- Vitamina D: que embora tenha nas carnes, peixes, ovos e leite, a principal fonte é a que recebemos dos raios de sol, então a recomendação é que se exponha ao sol diariamente, sem protetor solar, pelo menos por 15 minutos, com a maior parte do corpo exposta possível.
Lembrando que a Vitamina D é importante é fundamental para a fixação do cálcio nos ossos.
- Selênio: presente nas oleaginosas como castanha-do-brasil, nozes e nas sementes de gergelim, de girassol.
- Magnésio: que é um mineral fundamental, presente em mais de 300 reações dentro do nosso organismo, encontra-se em folhas verdes escuras sementes de abóbora
Se ficarmos falando de alimentos muitos serão citados, então já deu pra perceber a importância de uma alimentação bem variada. E outro aspecto que é de fundamental importância é a qualidade dos alimentos.
Dentro de uma alimentação saudável, devemos priorizar alimentos in natura ou minimamente processados.
Alimentos in natura: são aqueles obtidos diretamente de plantas ou de animais (como verduras, legumes frutas, ovos e leite), sem passarem por processo de industrialização.
Alimentos minimamente processados: são alimentos in natura que, antes de serem destinados ao consumo, são submetidos à limpeza, remoção de partes não comestíveis ou indesejáveis, moagem, fracionamento, secagem, pasteurização, resfriamento, congelamento, fermentação, embalagem e outros processos que não envolvam adição de sal, açúcar, gorduras ou outras substâncias.
Ex. arroz, feijão, castanhas, frutas secas, farinhas, carnes resfriadas ou congeladas sem tempero.
E é também muito importante falar dos alimentos que devem ter seu consumo limitado, que são os alimentos ultraprocessados, aqueles alimentos comprados em pacotinhos, prontos para o consumo, como pães e biscoitos recheados ou não, fit ou não, as próprias barrinhas de cereais, bolos industrializados, salame, presunto e até um hamburguer que você terá que fritar ou assar, e outros, pois eles contêm aditivos químicos, que são os conservantes, afinal de contas estes são produtos feitos para ter longa durabilidade.
Não é que nunca poderemos comer algum alimento comprado pronto, mas esta não é a base da nossa alimentação, portanto não devem ser consumidos diariamente e muito menos em grande quantidade.
Outra coisa que não se pode esquecer é da saúde intestinal, que sem ela não teremos boa imunidade e, esta é obtida com alimentos, com esta comida de verdade, que são os alimentos naturais, além de evitar os alimentos ultraprocessados. Alimentos como frutas, verduras e legumes devem estar presentes de 400 a 800 gramas por dia.
E como a imunidade é influenciada pelo todo, nós precisamos pensar em outros aspectos também, tais como:
- Ter um sono de boa qualidade
- Não se esquecer da hidratação
- Se expor ao sol diariamente
- Evitar o excesso de estresse ou pelo menos se proteger dele com alguma atividade de relaxamento seja um passeio, um papo com amigos, meditação ou oração.
- Atividade física que é fundamental para a boa imunidade
Lembrando que tudo deve ser colocado ao longo do dia. Não adianta comer tudo de uma só vez e nem beber toda a água do dia em um só momento.
Precisamos parar e observar o nosso corpo, os nossos sintomas e sentimos.
Cuidarmos da nossa imunidade e do nosso corpo é um presente que podemos nos dar todos os dias, que a gente precisa e merece também.