A gente não precisa só comer. A gente precisa comer e absorver.
Quando comemos é preciso que os nutrientes dos alimentos sejam absorvidos. Portanto, você é o que você come, digere e absorve. Quando ingerimos um alimento desejamos que os seus nutrientes sejam absorvidos e utilizados pelas nossas células e para isto é fundamental a integridade intestinal.
Quando falo de intestino saudável não significa somente que ele funcione diariamente, mas aqui me refiro a uma microbiota saudável, isto é, uma população de bactérias intestinais saudáveis.
O intestino possui trilhões de bactérias, sendo que estas podem se bactérias boas ou bactérias ruins.
As boas bactérias intestinais produzem vitaminas do complexo B, vitamina K, enzimas digestivas que só beneficiam a nossa saúde.
A predominância de bactérias ruins gera substâncias que levam ao aparecimento de doenças em nosso organismo, desde doenças intestinais até cardíacas, aumento de colesterol e do açúcar do sangue e até mesmo ao ganho de peso, estando, portanto relacionada à obesidade.
Disbiose intestinal é o termo científico para definir este desequilíbrio das bactérias da microbiota do intestino, sendo que indivíduos nesta situação podem apresentar inchaço abdominal, constipação intestinal, carência de vitaminas e minerais, estando mais susceptíveis a desenvolver esofagite, infecções urinárias, obesidade, alergias respiratórias, doenças autoimunes, depressão e até mesmo o câncer.
Alimentos refinados e pobres em fibras alimentares como a farinha de trigo branca, o açúcar, o consumo de sal e carne vermelha em excesso, os adoçantes em geral, as frituras e os alimentos industrializados que apresentam conservantes, espessantes e corantes em sua composição levam a perda da integridade do intestino e aumento das bactérias ruins.
Para garantir uma microbiota saudável devemos primeiramente ter boas escolhas alimentares como alimentos in natura (frutas, verduras e legumes), grãos e sementes integrais (arroz, aveia, linhaça), gorduras do bem (castanhas, semente, abacate, azeite de oliva) e carnes magras (peixes e frango), sendo que todos estes alimentos devem ser preferencialmente de cultivo orgânico.
O segundo passo é mastigar bem os alimentos, para garantir uma boa digestão destes e uma ótima absorção dos nutrientes.
O terceiro passo é ingerir uma baixa quantidade de líquidos durante o almoço e jantar, dando preferência a chás digestivos como o alecrim, hortelã e espinheira santa na quantidade de 150ml.
As boas escolhas alimentares equilibram o seu organismo e quando você come, digere e absorve corretamente terá uma saúde melhor.
(18) 3908-1330
(18) 99784-3400
Avenida Washington Luiz, 2432 - Pres. Prudente - SP