(publicado em 01/04/2021)
Quem não quer um alimento assim??
Barato, saudável, que ajuda emagrecer, melhora a imunidade e o trânsito intestinal. É a biomassa de banana verde.
A biomassa de banana verde tem amido resistente, que é um carboidrato que não sofre digestão e com isto serve de “alimento” para as boas bactérias intestinais, o dito alimento prebiótico.
Este prebiótico é fermentado pelas bifidobactérias (as boas bactérias) intestinais e produz ácidos graxos de cadeia curta (substâncias), que beneficiam a saúde do intestino.
O amido resistente tem propriedades semelhantes às fibras sendo capaz de liberar energia ao organismo de forma lenta, favorecendo o tão esperado bom índice glicêmico da refeição, ou seja, faz uma entrada de glicose (açúcar) no sangue bem lenta, além de reduzir a absorção de gordura da dieta.
A melhora do índice glicêmico da refeição promove saciedade prolongada, prevenção no aparecimento de obesidade e de diabetes, além de controlar a elevação nos níveis de colesterol.
E com tantos benefícios você pode estar se perguntando: mas como posso usar este alimento?
Boa pergunta!!
A biomassa de banana verde pode ser acrescentada em preparações. Pode colocar no preparo do feijão ou de uma sopa, pois ela não altera o sabor, ou seja, nem dá pra perceber que ela está lá, só que melhora a consistência e o valor nutricional da preparação, então também podemos usar no preparo de bolos, de pães, de molhos e ainda fica excelente no suco de fruta.
Rica em vitaminas de complexo B, magnésio, potássio e outros, com poder antioxidante. Pode ser consumida pela família toda desde as crianças até os idosos e também gestantes.
Oriento usar duas colheres (sopa) de biomassa por dia, nada em excesso é recomendável!
O preparo é simples. Veja a seguir como fazer a biomassa e ainda a receita de uma massa e de suco onde ela pode ser incluída.
Escolha bananas bem verdes, que o amido ainda não virou frutose. Lave-as e coloque, com casa, na panela de pressão, coloque água o suficiente para cobrir as bananas. Tampe a panela e quando começar a chiar, conte 8 minutos, desligue a panela e deixe a pressão sair naturalmente.
Descasque as bananas (despreze as cascas) e bata no liquidificador enquanto as bananas ainda estiverem quentinhas. Se necessário acrescente um pouquinho de água fresca. Vai formar uma massa e isso é a biomassa.
No instagram @biadorazio tem um vídeo do preparo de biomassa de banana verde. Vale a pena verificar.
Adoro colocar biomassa de banana vede em um suco, pois é uma boa maneira de consumi-la com mais frequência. Veja as opções abaixo.
Suco de manga com maracujá
1 fatia de manga, polpa de ½ maracujá, 1 colher (sopa) biomassa de banana verde e 200ml de água. Bata no liquidificador a polpa do maracujá com água, coe e volte a bater o suco do maracujá com a manga e a biomassa.
Suco de abacaxi com hortelã
2 rodelas de abacaxi, 5 folhinhas de hortelã, 1 colher (sopa) biomassa de banana verde e 200ml de água. Bata tudo no liquidificador bem na hora de servir.
Suco verde
1 maçã verde com casca, 1 folha de couve, 2 rodelas de gengibre, 1 limão rosa espremido, 1 colher (sopa) biomassa de banana verde e 200ml de água de coco. Bata tudo no liquidificador bem na hora de servir.
Nhoque de batata com biomassa de banana verde
Ingredientes:
1 xícara de biomassa de banana verde
700g de batata (usar a batata rosa)
200g de fécula de batata
1 ovo
1 colher (sopa) de manteiga ghee
Preparo:
Cozinhe as batatas no vapor e com casca, depois descascar e amassar, juntar a manteiga, o ovo e a biomassa. Sove a massa e vá colocando a fécula aos poucos até dar o ponto. Pode ser que não use toda esta quantidade. Enrole o nhoque e reserve. Cozinhe os nhoques em água fervente, coloque-os num pirex e cubra com um molho de tomates frescos com manjericão e azeite de oliva extravirgem.