Publicado em 08/10/2020
Atualmente muito se tem falado sobre a batata-doce. Parece até que virou moda, mas não deveria ser assim, pois ela sempre foi um bom alimento.
Boa fonte de carboidratos necessários para energia, é um tubérculo que também tem boas doses de cálcio, magnésio, potássio, vitaminas do complexo B, vitamina A, Vitamina E, Vitamina C, todos importantes para a nossa pele, saúde dos olhos, relaxamento muscular, melhora da imunidade e combate aos danos causados pelo excesso de radicais livres.
Também é um alimento rico em fibras o que auxilia o funcionamento intestinal, na saciedade e ainda interfere no índice glicêmico do alimento. Quanto mais fibras no alimento, menor é seu índice glicêmico, ou seja, libera a energia mais lentamente ao organismo, ou seja, evita picos de glicose no sangue e ainda mantem a energia por mais tempo.
Tem um ditado que diz: “O que está na moda não incomoda”. Mas, em se tratando de nutrir corretamente o nosso organismo isso deve passar longe.
Citei este ditado porque realmente parece que caiu na graça do povo comer frango com batata-doce. Sem dúvida é uma boa combinação os aminoácidos do frango e as ótimas propriedades da batata-doce, mas o equilíbrio dos nutrientes é fundamental.
Cada alimento tem vitaminas, minerais, fitoquímicos e aminoácidos diferentes e nós necessitamos desta diversidade para atingirmos todos os nutrientes necessários. Por isto é tão importante manter um rodízio de alimentos sempre que possível.
Quem necessita de algo mais específico pode consultar um nutricionista para auxiliar com precisão nos cálculos, mas já posso citar alguns alimentos que têm outras características, mas que podem substituir o frango com batata doce.
Como substitutos da batata-doce posso sugerir cará, inhame, mandioca, mandioquinha salsa, arroz integral e como substituto do frango quem sabe fazer um rodízio com atum, sardinha, ovo, filé de suíno e até uma carne magra de gado. Ainda temos os grãos que se bem combinados devem fazer parte da alimentação diária, posso citar grão-de-bico, ervilha, lentilha, grãos de quinua.
Não devemos e nem precisamos ter uma alimentação monótona para que ela seja de boa qualidade.
Adoro dar exemplos de preparações. Veja esta:
Escondidinho de Mandioca
500g de mandioca (cozinhar com sal a gosto, orégano, 3 folhas de louro e 1 talo de salsão)
1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem
2 ovos
6 colheres (sopa) de quinua em flocos
1 colher (sobremesa) de fermento químico em pó
Recheio: Carne moída (patinho) refogada no capricho, com cebola e tomate picadinhos, pouco sal e pimentinha a gosto e no final um punhado de salsinha e cebolinha.
Sobre a carne ainda pode colocar uma camada de escarola ou espinafre refogado.
Modo de Preparo: Amasse com garfo a mandioca, acrescente os demais ingredientes e misture até formar uma massa homogênea. Forre um pirex com metade da massa e coloque o recheio. Cubra com o restante da massa, pincele com gema de ovo e leve para assar.